Títulos atrativos no Instagram: Não seja mais ignorado no insta
Criar títulos atrativos no Instagram é uma das coisas mais importantes atualmente, basta rolar o feed por alguns minutos e verá a quantidade de pessoas comentando sobre títulos para os conteúdos. Quase todos os reels que você vê por ai diz a mesma coisa: Crie títulos atrativos, use títulos melhores, chame atenção nos 3 primeiros segundos com títulos de curiosidade.
E, de certa forma, eles têm razão! Por isso, decidi trazer esse conteúdo mostrando o que você precisa fazer para ter títulos atrativos no Instagram
Pra você criar títulos atrativos no Instagram você só precisa:
1# Conhecer as melhores palavras pra poder se destacar dos concorrentes.
Uma palavra bem colocada faz seu conteúdo parecer que “nunca foi visto antes” despertando mais curiosidade até para quem já entende do assunto, por exemplo, você quer falar sobre como ganhar mais engajamento no Instagram, esse seria um título comum para quem já entendo do assunto. Agora se você usar um título escrito “Não seja ignorado no Instagram” o leque de possibilidades são altas, esse título faz os visitantes pensarem “O que eu devo fazer para não ser ignorado” e não pensar que seja mais uma dica clichê que vê por ai…
Portanto, sempre que escrever um título do seu conteúdo, lembre-se de fugir do texto óbvio ou melhor escrever o conteúdo óbvio com títulos diferentes dos habituais.
2# Conhecer o que o seu público alvo e dores do público.
Muitos erram na hora de escrever uma Headline nos conteúdos do Instagram por que não conhecem o seu público alvo ou persona, bom pra mim tanto faz o nome.. O importante é saber para quem você está falando, se é mulher, homem, idoso, crianças, empreendedores, profissionais da área; saber disso fará o seu conteúdo ter um toque especial.
O Instagram é uma terra de quem é especifico, quanto mais especifico melhor para o seu perfil. Um exemplo de título que vai direto no alvo do seu público, é “Como fazer a sua loja de roupa vender mais?” ou “Como fazer um funcionário trazer mais resultados”, são títulos bem específicos que mostram exatamente o público que quer atingir, um empreendedor que tem uma loja de roupa ou que tem funcionários que não estão trazendo resultados para a empresa, isso vai eliminar pessoas que não vão engajar com o seu perfil, e vai trazer um público mais qualificado para você.
Sabendo disso você consegue encaixar a palavra exata no título, fazendo com que o seu post atinja os seus objetivos.
3# Conhecer alguns gatilhos mentais
Os gatilhos mentais são ótimas ferramentas para usar nos títulos do Instagram, ele serve para impulsionar o processo de decisão do público. Existem diversos tipos de gatilhos mentais e você pode aprofundar mais nesse tema, lendo o Livro Gatilhos Mentais de Guto Ferreira.
Meu gatilho preferido nos títulos é o gatilho da curiosidade, você já ouviu aquele ditado que diz: A curiosidade matou o gato? então, no Instagram não é muito diferente, só que a curiosidade atraiu o QUALIFICADO, o público qualificado. Como usar o gatilho da curiosidade para que o seu titulo fique mais atraente?
Frases como: O que será, como fazer, O que é, Como isso acontece
O que faz o Neymar ter sucesso no futebol?
O que será que acontece se você perder (algo curioso)
Uma dica absurdamente engraçada é você se comportar como um fofoqueiro, fofoqueiros são ótimos em chamar a nossa atenção… Você viu o que aconteceu com o fulano? porque não usar isso para o bem? Você viu as novidades do assunto x? Ficou sabendo que agora no Instagram o xxxx mudou para o yyy? Simmm, seja criativo!
São os gatilhos mentais que vão fazer as pessoas se interessarem nos seus conteúdos, na suas falas, na hora de vender e muito mais, por isso, invista seu tempo para aprender mais sobre essas ferramentas.
4# Não existe títulos atrativos no instagram se você não conheça as fontes condensadas
Fontes condensadas são letras ALTAS e FINAS, elas são próprias para serem usadas em títulos, quando você usa uma fonte condensado o seu texto pode ficar maior em um curto espaço, ou seja, ele vai chamar muito mais atenção do público do que se tivesse com uma fonte menor ou cursiva.
Invista em fontes condensadas para que seus títulos chamem mais atenção.
Exemplos de fontes condensadas
ANTON
ZUUME BOLD
HORTA
MONTAGNA
Use essas fontes e você vai se destacar muito mais!!!
5# Posicionar o título de uma forma que fique mais atrativo.
Existe varias formas de posicionar o título na capa do seu conteúdo, você só vai saber disso quando testar. Mas os locais vão depender muito do que você vai usar na sua identidade, eu por exemplo, gosto de usar os títulos na parte superior ou na parte inferior, tem quem prefira usar no meio da imagem. Eu uso assim porque gosto de usar imagens que conversam com o título, isso faz o meu conteúdo ficar com um visual bem diferenciado e fácil de ser compreendido.
6# Entender as cores que chamam mais atenção pra usar nos títulos
Não basta saber posicionar o título, você também tem que saber quais cores usar para chamar mais atenção, não adianta você ter um título com gatilho, com letra condensada, com alinhamento correto e usar uma cor sem graça, uma cor sem contraste com o fundo que você escolheu.
Sempre uses cores fortes para o título como: Vermelho, amarelo, verde, roxo, sempre com fundos mais neutros ou que contrastem com as cores escolhidas!
7# Formas de destacar o título pra chamar mais atenção…
Outra coisa muito importante é saber destacar o título, e para isso, existem várias possibilidades como:
- ESCREVER O TÍTULO COM O CAPSLOCK LIGADO é uma forma.
- Marcar a palavra chave do título com negrito
- Trocar a cor da palavra chave do título por vermelho, amarelo ou verde
- Sublinhar a palavra chave
- Usar algum retângulo de uma cor contrastante para evidenciar mais a palavra chave.
Esses pequenos detalhes podem parecer simples, mas farão toda a diferença no seu design.
8# Usar imagens pra fortalecer o seu título.
Essa, sem dúvidas, foi uma das coisas mais interessantes que já aprendi no Instagram, usar imagens que conversam com a palavra chave do título. Isso vai fazer o seu conteúdo subir de patamar e se destacar no feed. Quando vê usa um título atrativo e uma imagem que conversa com o título, você está usando dois tipos de linguagens, a VERBAL e a não Verbal, isso eleva o grau de interesse pelo seu post já que a capa já diz por si só o que se trata.
Por exemplo um título: Como ganhar mais dinheiro na internet
Você pensar em imagens relacionadas a dinheiro ou dinheiro na internet, como a foto de algum famoso que ganha dinheiro na internet, ou usar o símbolo de dinheiro perto do título, usar a foto de algum personagem rico de algum desenho ou seriado também ficará muito legal. Então, sempre pense numa imagem que converse com a palavra chave do seu título, você vai levar o seu conteúdo para outro nível.
9# Usar subtítulos para fortalecer a mensagem.
Usar subtítulos é uma forma de fortalecer o seu título principal e poucos usam essa ferramentas no instagram, mas os que usam alcançam grandes resultados. Os subtítulos vão reforçar a ideia apresentada no título.
exemplo de título: 5 formas de diminuir ansiedade (Lembrando que esse título vai seguir todas as regras apresentadas acima).
Exemplo de Subtítulo para esse título: A forma nº5 é a minha preferida ou Você não vai acreditar na nº5.
Esse pequeno detalhe, vai fazer o visitante ir até a sua última página do carrossel do seu Instagram.
Você achou esse conteúdo difícil? Interessante? e quer aprender mais sobre como criar títulos e legendas mais atrativos para os seus conteúdo do Instagram?
Deixe um comentário